Conceitos de algoritmos e programação
Algoritmo
Os algoritmos são as bases para criação de um programa de computador, onde diversas aplicações poderão ocorrer. Um algoritmo bem estruturado vai gerar um programa para solução de um problema que antes, parecia complexo. Todas as áreas estão voltadas para a tecnologia e são através de diversas formas de pensamentos que os algoritmos são realizados.
A seguir, veja alguns exemplos de algoritmo:
Assim, percebemos que não existe somente uma forma de realizar um algoritmo, podem ser criada outras formas e sequências para obter o mesmo resultado, ou seja, eles são independentes, porém, com a mesma finalidade de execução.
Representação dos algoritmos
Linguagem natural
A linguagem natural na definição geral é uma forma de comunicação entre as pessoas de diversas línguas, ela pode ser falada, escrita, gesticulada entre outras formas de comunicação. A linguagem natural tem uma grande contribuição quando vamos desenvolver uma aplicação computacional, pois ela pode direcionar de forma simples e eficiente as descrições dos problemas e suas soluções (SANTOS, 2001).
Variáveis e Atribuições
As variáveis como o próprio nome sugere, é algo que pode sofrer variações, ou seja, estão relacionadas a identificação de uma informação. Exemplos: valor1, nome.
A atribuição (←← ) tem a função de indicar valores para as variáveis, ou seja, atribuir informação para variável. Exemplos:
Valor ←← 8
Valor1 ←← marcio
Significa que o número “8” está sendo atribuído para variável “valor1” e que o texto “marcio” está atribuído para variável “ nome”.
Diagrama de Blocos (Fluxograma)
Diagrama de blocos é um conjunto de símbolos gráficos, onde cada um desses símbolos representa ações específicas a serem executadas pelo computador. Determina a linha de raciocínio utilizada pelo programador para resolver problemas. Os símbolos dos diagramas de bloco foram padronizados pela ANSI (Instituto Norte Americano de Padronização).
A seguir, veja a descrição dos principais símbolos utilizados em um diagrama de blocos, de acordo com Manzano (2015):D
A seguir veja a solução de um algoritmo utilizando diagrama de blocos. Clique nos símbolos do diagrama para saber mais sobre cada passo.
Pseudocódigo
O pseudocódigo é considerado uma ferramenta que pode auxiliar a programação, ela pode ser escrita em palavras similares ao inglês ou português para facilitar a interpretação e desenvolvimento de um programa (AGUILAR, 2011).
Exemplo de pseudocódigo que calcula a média das notas dos alunos de um curso:
var calculo_media;
real: valor1, valor2, soma, media;
Início
escreva (“Digite o valor 1”);
leia valor1;
escreva (“Digite valor 2”);
leia valor2;
soma ←← valor1 + valor2;
soma ←← soma/2;
escreva(“A media do aluno e:”; media);
se (media >=6)
então escreva(“Aluno Aprovado”);
senão escreva(“Aluno Reprovado”);
Fim se;
Fim.
Linha 1: “calculo_media
” esse é o nome reservado para identificar o algoritmo.
Linha 2: “Var
”, indica a declaração das variáveis.
Linha 3: São os nomes dados para as variáveis (valor1, valor2, soma, media
), nesta linha também é definida os tipos de variáveis (“real”, veremos com maior detalhe na próxima unidade do livro).
Linha 4: inicia os procedimentos dos algoritmos (início
);
Linha 5: “escreva
” é um comando de saída, este comando indica o que vai sair na tela do computador, geralmente o conteúdo do texto a ser mostrado fica entre aspas (“”).
Linha 6: “leia
” é comando de entrada, o valor digitado é armazenado na variável (valor1
)
Linha 7: “escreva
” é um comando de saída, este comando indica o que vai sair na tela do computador, geralmente o conteúdo do texto a ser mostrado fica entre aspas (“Digite valor 2
”).
Linha 8: “leia
” é comando de entrada, o valor digitado é armazenado na variável (valor2
)
Linha 9: A adição das variáveis valor1 e valor2 é atribuído para variável soma. (soma ←← valor1 + valor2
)
Linha 10: Realiza o calcula da média e atribui o valor encontrado na variável media. (media ←← soma/2
)
Linha 11: Escreve na tela o que está entre aspas. Escreva (“A media do aluno e:”; media
). Perceba que a variável é colocada fora das aspas, para que a mesma seja representada pelo seu valor correspondente.
Linha 12: Utiliza o resultado da média para criar uma condição verdadeira ou falsa: se (media >=6
).
Linha 13: se o resultado da média for maior ou igual a seis (condição verdadeira), o computador escreve na tela “Aluno Reprovado
”.
Linha 14: se o resultado da média for menor que seis (condição falsa) o computador escreve na tela “Aluno Aprovado
”.
Linha 15: Encerra a condição (fim se
).
Linha 16: Encerra o algoritmo com a palavra “fim
” e o ponto final.
Exemplo de algoritmo escrito em pseudocódigo e executado em Visualg :
algoritmo "media"
var valor1, valor2, soma, media: real
inicio
Escreval("Digite o valor da nota 1: ")
Leia (valor1)
Escreval("Digite o valor da nota 2: ")
Leia (valor2)
soma ←← (valor1 + valor2)
soma ←← (soma / 2 )
soma ←← (soma / 2 )
Escreval(“A media do aluno e:” media)
se media >=6 entao
escreval ("Aluno Aprovado média = ", media)
senao
escreval ("Aluno Reprovado média = ",media)
fimse
Finalgoritmo
Perceba que os parâmetros utilizados também são considerados um algoritmo do tipo português estruturado, ou seja, de fácil entendimento e interpretação.
Paradigmas de programação
Após os estudos de algoritmos e as suas formas de construções, Manzano (2015) coloca em destaque os paradigmas de programação, que são caracterizados pelos paradigmas da:
Os algoritmos são as bases para criação de um programa de computador, onde diversas aplicações poderão ocorrer. Um algoritmo bem estruturado vai gerar um programa para solução de um problema que antes, parecia complexo. Todas as áreas estão voltadas para a tecnologia e são através de diversas formas de pensamentos que os algoritmos são realizados.
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