Alta performance é alguém com atitudes que, muito mais que possibilitar bons resultados, sempre superam expectativas. Isso quer dizer que essas pessoas possuem competências essenciais para alavancar o local onde trabalham, e hoje eu vou contar os segredos para alcança-lá através de planejamento inteligente, com entregas mais rápidas utilizando práticas e ferramentas ágeis. A seguir os objetivos deste artigo:

Objetivo:

Cascata x Ágil

agile vs waterfall
Ágil vs Cascata

Ciclo de vida de projetos

Requisitos mudam pouco.

Abordagem Preditiva (cascata): Abordagem mais tradicional, com a maior parte do planejamento acontecendo no início e a execução acontecendo conforme o plano.

Requisitos mudam muito.

Abordagem Ágil: Abordagem iterativa e incremental para realizar entregas frequentes.

Modelo Ágil

modelo agile
Modelo ágil

Ser Ágil não significa ser rápido para entregar seus projetos, significa ser capaz de se adaptar para entregar com frequência com foco em entregar o maior valor para seu cliente final.

Manifesto Ágil

manifesto ágil
Manifesto Ágil

O Manifesto Ágil: é uma declaração de princípios que fundamentam o desenvolvimento ágil de software.

Valores

De acordo com as experiências de desenvolvimento de software e ajudando os outros a desenvolver, os dezessete signatários do manifesto ágil definiram os quatro valores do desenvolvimento ágil:

Assim sendo, mesmo havendo valor nos itens à direita, os que estão à esquerda são mais valorizados.Como dito por Scott Ambler:

Não se trata, como poderia parecer à primeira vista, de um desprezo aos elementos e ferramentas tradicionais do desenvolvimento de software, mas sim do estabelecimento de uma escala de valores, na qual a flexibilidade e a colaboração são mais relevantes do que a rigidez de processos e planejamento clássicos.

Princípios

Os 12 princípios do desenvolvimento ágil são os seguintes:

Signatários Originais

História do manifesto ágil

Inicialmente, contou com 17 signatários, nomeadamente: Kent Beck, Mike Beedle, Arie van Bennekum, Alistair Cockburn, Ward Cunningham, Martin Fowler, James Grenning, Jim Highsmith, Andrew Hunt, Ron Jeffries, Jon Kern, Brian Marick, Robert C. Martin, Steve Mellor, Ken Schwaber, Jeff Sutherland e Dave Thomas.

Kanban

quadros kanban em área diferentes de ti
Agilidade não está apenas em T.I.
  1. Visualizar o fluxo de trabalho (workflow);
  2. Limitar o trabalho em progresso;
  3. Gerenciar e medir o fluxo;

Scrum

O que é o Scrum?

Scrum – Pilares

Scrum Valores

Scrum equipe

A essência do Scrum é um pequeno time de pessoas (Guia do Scrum, 2017).

Times auto-organizáveis escolhem qual a melhor forma para completarem seu trabalho, em vez de serem dirigidos por outros de fora do Time.

Times multifuncionais possuem todas as competências necessárias para completar o trabalho sem depender de outros que não fazem parte da equipe.

Eventos do scrum

Eventos do scrum

Funcionamento Scrum

fluxo do funcionamento scrum
Funcionamento do scrum

O que é DevOps?

DevOps é uma cultura para repensar a forma em que as diferentes áreas se comunicam e colaboram no processo de desenvolvimento de software nas organizações. É a junção de múltiplas esferas. Inicialmente, os três pilares definidos foram: 

  1. Desenvolvimento; 
  2. Operações; 
  3. Garantia da Qualidade.

O que é Azure DevOps?

O Azure DevOps Server é um produto da Microsoft que fornece controle de versão, relatórios, gerenciamento de requisitos, gerenciamento de projetos, builds automatizados, testes e recursos de gerenciamento de versão. Ele cobre todo o ciclo de vida do aplicativo e habilita os recursos do DevOps.

o que é o azure devops?

Azure Boards

Ferramentas de planejamento ágeisMonitore o trabalho usando quadros Kanban configuráveis, listas de pendências interativas e ferramentas de planejamento avançadas.
É possível realizar a geração de relatórios e dashboard conforme a imagem ao lado.

Azure Pipeline

CI/CD para qualquer plataforma

Compile, teste e implante em qualquer linguagem, em qualquer nuvem ou localmente. Execute em paralelo no Linux, macOS e Windows e implante contêineres em hosts individuais ou Kubernetes.

Azure Repositories

Repositórios particulares ilimitados e gratuitos

Hospedagem Git avançada e flexível com revisões de código eficientes e repositórios gratuitos ilimitados para todas as suas ideias, de um projeto individual ao maior projeto do mundo.

Azure Test Plans

Teste manual e exploratório

Teste com frequência e libere com confiança. Aprimore a qualidade geral do seu código com ferramentas de teste exploratório e manual para seus aplicativos.

Azure Artifacts

Repositório de pacotes universal

Compartilhe pacotes NuGet, Maven, npm e Python de fontes públicas e privadas com toda a sua equipe. Integre o compartilhamento de pacotes a seus pipelines de CI/CD de forma simples e escalonável.

Conclusão

Agora que você conhece as principais ferramentas e como elas funcionam, recomendo fortemente a aplicabilidade das ferramentas ao seu negócio caso esteja dentro do contexto que abordamos. Como a solução independente do framework, plataforma ou linguagem utilizada, sugiro verificar no Azure DevOps pricing o que cada licença oferece como pacote de soluções.

As ferramentas que foram passadas neste artigo irão otimizar seu tempo e simplificar alguns processos que antes eram feito manualmente ou de forma desorganizada e sem gestão e governança e agora poderão ser automatizadas como por exemplo no Azure pipeline fazendo entregas e deploys automatizados.

Além de poder se organizar melhor e entregar maior valor para o cliente final através de do Azure boards utilizando os quadros kanbas e sprints para acompanhamento e evolução do programa, gere relatórios e dashboards em tempo real, e compatilhe conhecimento e treinamentos através da wiki.

Fonte