O Azure DevOps Server é um produto da Microsoft que fornece controle de versão, relatórios, gerenciamento de requisitos, gerenciamento de projetos, builds automatizados, testes e recursos de gerenciamento de versão. Ele cobre todo o ciclo de vida do aplicativo e habilita os recursos do DevOps.
O Azure DevOps é a evolução do Visual Studio Team Services (VSTS). Além da mudança no link de acesso (abc.visualstudio.com -> dev.azure.com/abc) e da experiência do usuário na plataforma (evolução baseada em feedbacks), as atualizações também continuarão para os usuários on-premises com base nos recursos do Azure DevOps.
O Azure DevOps funciona com qualquer linguagem, visando qualquer plataforma, com serviços extensíveis. Os principais serviços são:
A área do Board continua evoluindo os recursos de gestão de times, monitore o trabalho usando quadros Kanban configuráveis, listas de pendências interativas e ferramentas de planejamento avançadas. É possível realizar a geração de relatórios e dashboard conforme a imagem a seguir:
Os Product Backlog Items e Tasks são usados para rastrear o trabalho, os bugs rastreiam os erros no código, Epics e Features são usados para agrupar o trabalho em cenários maiores.
CI/CD para qualquer plataforma
É bom demais trabalhar com CI/CD em qualquer linguagem e plataforma. A automação de build e release em pipelines e a implementação de containers são outras facilidades.
Como o Azure Repository, você pode ter hospedado em repositório Git privado ilimitado e suporte para TFVC para versionar seu projeto, é possível realizar pesquisa de código semântico que entende classes e variáveis, também pode implementar políticas de branch para melhorar a qualidade do código, exigindo uma aprovação de um revisor de código, builds bem-sucedidos e aprovação de teste antes que solicitações de pull possam ser mescladas.
Teste manual e exploratório
Teste com frequência e libere com confiança. Aprimore a qualidade geral do seu código com ferramentas de teste exploratório e manual para seus aplicativos.
Mantém os artefatos organizados e pacotes protegidos. O gerenciamento de pacotes como NuGet, Maven e npm integrados aos pipelines de CI/CD de fontes públicas e privadas são serviços interessantes.
Conclusão
Após conhecer melhor os serviços apresentados pelo Azure DevOps, minha recomendação é considerar a aplicabilidade para o seu negócio. Como a solução independente do framework, plataforma ou linguagem utilizada, sugiro verificar no Azure DevOps pricing o que cada licença oferece como pacote de soluções.
A opção de começar gratuitamente é bem recomendável para provar o conceito da solução e também para equipes que estão iniciando com processos de CI/CD e gestão ágil de projetos. Em equipes maiores, com processo de CI/CD mais maduros, certamente vale avaliar o custo por usuário da solução e papeis existentes na sua equipe.