Curiosidade para o dia 14 de junho: em 1948, a Universidade de Manchester rodava o SSEM, primeiro programa de computador armazenado em memória eletrônica, sem depender de uma fita perfurada. E após as notícias de hoje: roupas duradouras (além de confortáveis) e mais de 1.200 cursos (com desconto e certificado).
Brasil bate recorde em movimentação de moedas digitais: o volume transacionado em abril somou 19,6 bilhões de reais, o maior em quase dois anos e um salto de 60% em relação ao mesmo mês do ano passado. Cerca de 2 milhões de pessoas físicas já negociam cripto no país. As informações são do site Convergência Digital.
Um dos primeiros estudos sobre efeito das IAs nas empresas mostra nivelação organizacional: a tecnologia leva à contratação de funcionários juniores mais qualificados – especialmente nas disciplinas CTEM (ciência, tecnologia, engenharia e matemática) – com menos ênfase em cargos de gerência intermediária e sênior. As informações são do site The Register.
92% dos desenvolvedores em grandes empresas já utilizam ferramentas de IA, mostra pesquisa do GitHub: 70% atestam benefícios significativos, ajudando-os a atender padrões de desempenho, aprimorar a qualidade do código e ter menos incidentes em nível de produção. As informações são do site The Register.
IAs generativas colapsam à medida que modelos são treinados com conteúdo gerado por outros sistemas similares: como a internet está sendo inundada por textos e imagens artificiais, modelos de IA estão sendo treinados com essas informações, causando distorções irreversíveis, com respostas errôneas e menor variedade – o sistema acaba “esquecendo” o treinamento original, baseado em dados criados por humanos. As informações são do site VentureBeat.
Meta apresenta primeiro modelo de IA generativa de imagens baseado em nova arquitetura proposta por seu cientista-chefe: a Image Joint Embedding Predictive Architecture (I-JEPA), de Yann LeCun, é mais similar a como os humanos aprendem ao observar o mundo ao seu redor, comparando representações abstratas de uma imagem como um todo, em vez de apenas seus pixels. A técnica pode permitir que máquinas realizem tarefas complexas e desconhecidas, adaptando-se rapidamente. As informações são do blog Meta AI.
Com nova tática, hackers estão se passando por falsos pesquisadores de segurança para disseminar malware para Windows e Linux: PoCs de exploits falsos para vulnerabilidades zero-day têm sido publicados no GitHub e Twitter para softwares populares, como Chrome, Discord, Signal e WhatsApp, contendo um script Python malicioso. As informações são do site Bleeping Computer.
OpenAI atualiza modelos e reduz preços de seus LLMs: o GPT-3.5-turbo teve sua janela de contexto expandida em quatro vezes (para 16 mil tokens) e, assim como o GPT-4, recebeu um recurso que permite a criação de códigos com base em descrições de funções de programação. Além disso, o preço das APIs foi reduzido em até 75% – o text-embedding-ada-002 agora custa 0,00001 de dólar por 1.000 tokens, por exemplo. As informações são do site TechCrunch.