Faaaaala, rapaziada tudo certo?

Hoje vamos falar sobre as consultas do Azure Boards, as famosas querys servem como base para gerar nossos charts nos dashboards, e deixar o acompanhamento das atividades firé!

As consultas geram uma lista de itens de trabalho com base no critérios de filtro que você fornece. Neste artigo, você aprenderá:

Pré-requisitos

Por padrão os membros do projeto e usuários com acesso de Stakeholder podem visualizar e executar todas as query compatilhadas.

Você pode alterar as permissões definidas para uma pasta com query compartilhada ou query compartilhada.

Veja como abrir e editar uma consulta

Tela onde lista as queries
Tela onde lista as queries

Se for a primeira vez que você abrir consultas, a página será aberta para favoritos. Esta página lista as consultas que você indicou são favoritas. Caso contrário, você pode escolher todos para exibir todas as consultas definidas e as consultas compartilhadas definidas para o projeto.

Em seguida clique na aba editor, e lá você pode editar os filtros, depois é só salvar a sua query e já era mano. Edite a consulta para localizar bugs fechados e execute a consulta. Use  Inserir nova linha  de filtro para inserir uma cláusula acima da cláusula atual. Use  remover esta linha  de filtro para excluir uma cláusula. As consultas têm o escopo definido automaticamente para o projeto atual. 

Salve a consulta em sua pasta minhas consultas:

Para salvar uma consulta na pasta consultas compartilhadas , você precisa ser um membro do grupo Administradores do projeto ou ter as permissões do Contribute na pasta definida como permitir.

Aprenda como renomear ou excluir uma consulta

Na página favoritos ou todos , escolha o … (três pontos) ícone ações de uma consulta para executar, editar, renomear ou excluir a consulta.

Para consultas compartilhadas, você também pode optar por executar uma dessas tarefas:

Desvende criar uma query

Show você conseguiu criar sua primeira query, mas agora a gente precisa salvar, veja como é fácil, você pode clicar em “Salvar query” ou “Ctrl + S”:

Olhe como é fácil agrupar cláusulas de consulta

As cláusulas agrupadas operam como uma única unidade separada do restante da consulta, semelhante à inclusão de parênteses em uma equação matemática ou expressão lógica. O operador And ou Or da primeira cláusula no grupo se aplica ao grupo inteiro.

Como mostram os exemplos a seguir, as cláusulas agrupadas são convertidas para a expressão lógica correspondente.

Basta você selecionar as clausulas e em seguida clicar no botão para agrupar cláusulas conforme imagem a seguir:

Seria o mesmo que colocar uma expressão em parentes:

Consulta 1 : Cláusula Agrupada
Consulta 1 : Cláusula Agrupada

Consulta 2 : Cláusula Agrupada
Consulta 2 : Cláusula Agrupada

Consulta 3 : Cláusula Agrupada
Consulta 3 : Cláusula Agrupada
Consulta 1: Expressão lógica
Consulta 1 : Expressão Lógica
Consulta 2: Expressão lógica
Consulta 2 : Expressão lógica
Consulta 3: Expressão lógica
Consulta 3 : Expressão lógica

Para agrupar uma ou mais cláusulas, selecione-as e, em seguida, escolha o  ícone de cláusulas de grupo.

Você também pode agrupar várias cláusulas agrupadas marcando as caixas de cada cláusula que já foram agrupadas e, em seguida, escolhendo o  ícone de cláusulas de grupo.

Exemplos com multiplas cláusulas

Se os resultados da consulta não retornarem os resultados esperados, siga estas etapas:

Desagrupar uma cláusula

Para desagrupar uma cláusula, escolha o  ícone de cláusulas desagrupar para a cláusula agrupada.

Flat-List

A flat list é o padrão, ou seja uma lista plana, onde é exibido o resultado da sua consulta sem mostrar em hierarquia.

Tree-list

Use a tree-list para consulta de itens de árvore de trabalho para exibir uma lista aninhada de itens de trabalho em várias camadas. Por exemplo, você pode exibir todos os itens da lista de pendências e suas tarefas vinculadas. Expanda os nós expandir (expandir nó , portal da Web ) ou recolher ( recolher nó, portal da Web ) para se concentrar em partes diferentes da árvore.

Exemplo de consulta usando tree-list
Este é o resultado da consulta

Use os direct-links para consulta itens de trabalho e links diretos para acompanhar itens de trabalho que dependem de outros trabalhos acompanhados, como tarefas, bugs, problemas ou recursos. Por exemplo, você pode exibir itens da lista de pendências que dependem de outros itens que estão sendo implementados ou um bug que está sendo corrigido.

Use a consulta de vínculos diretos para acompanhar dependências que sua equipe tem em que outras equipes trabalham, ou gerencie os compromissos de sua equipe com outras equipes. Especifique os critérios de filtragem para os itens de trabalho vinculados e superiores, selecione os tipos de vínculos usados para filtrar as dependências.

Exemplo de query para usando directe-links
Resultado da consulta

Consultar entre ou dentro de projetos

Por padrão, novas consultas têm o escopo definido para o projeto atual. No entanto, você pode criar consultas para localizar itens de trabalho definidos na organização ou na coleção de projetos. No entanto, todas as consultas salvas são salvas em um projeto específico.

Para listar itens de trabalho definidos em dois ou mais projetos, consulte a consulta de marca de seleção em projetos. Por exemplo, a consulta a seguir localiza todos os recursos criados em todos os projetos nos últimos 30 dias.

Exemplo de utilização de query para consultar em outros projetos

Com a consulta nos projetos verificada, você pode adicionar o campo projeto de equipe para filtrar um número de projetos selecionado.

Exemplo de consulta para selecionar diferentes projetos

Observação

Separe vários nomes de projeto com o separador de lista que corresponde às configurações regionais definidas para o computador cliente, por exemplo, uma vírgula (,).

Referência

https://docs.microsoft.com/pt-br/azure/devops/?view=azure-devops