Introdução
Já imaginou trabalhar com Git bash, PowerShell, zhs ou cmd na mesma tela e no mesmo ambiente do seu editor de código? Não? O terminal integrado do Visual Studio Code, o VS Code, possibilita executar diferentes terminais e neste artigo vamos abordar os primeiros passos para consumir essa excelente ferramenta do editor da Microsoft. Vamos lá?
Terminal integrado do Visual Studio Code, o que é?
Para começo de conversa, é interessante saber que o editor de código Visual Studio Code possui internamente uma série de recursos, um deles é o terminal integrado. Essa ferramenta é muito prática e também muito conveniente, pois podemos instalar pacotes com npm (Node Package Manager ou em tradução livre, o Gerenciador de Pacotes do Node), versionar o código, subir servidores, criar ou navegar entre diretórios, como em qualquer outro shell. Além disso, fornece e suporta funcionalidades como detecção de links e erros, tudo isso na mesma janela do seu editor de códigos.
Como abrir o terminal integrado?
Algo bem interessante é que a janela do terminal integrado é iniciada na raiz do seu projeto, ou seja, você não precisa procurar o diretório. Olha só na imagem a seguir como se apresenta a interface do terminal PowerShell diretamente no VS code:
Shells no Terminal integrado do Visual Studio Code
Você também pode dividir a área de visualização dos terminais clicando em:
Você pode arrastar e rearranjar as sessões com o cursor e para desfazer a divisão basta clicar com o botão direito e selecionar a opção “Desfazer divisão do terminal”, como na imagem a seguir:
O terminal integrado apresenta inúmeras funcionalidades que garantem uma melhor usabilidade, você pode configurar sua aparência, os ícones de mensagens de erro ou customizar as tabs dos terminais.
Como deletar um terminal?
Para deletar um terminal instanciado, você deve clicar no ícone lixeira ou então selecionar a tab em que o seu terminal está e pressionar a tecla “Delete”, essa ação mata o terminal e encerra os processos.
Conclusão
O hábito de usar várias janelas ou muitos terminais abertos pode se tornar um transtorno na vida do desenvolvedor, pois é fundamental consumir menos tempo em determinadas tarefas. Pensando nisso, o terminal integrado se apresenta como uma solução viável para otimizar a rotina, principalmente para o desenvolvedor que trabalha em apenas uma tela, e auxilia a manter um aspecto mais clean. Com essa breve introdução sobre o uso da ferramenta, agora você pode dar “adeus” às inúmeras janelas e começar a utilizar o terminal integrado do VsCode a seu favor!