Curiosidade para o dia 16 de fevereiro: em 1984, era lançado o IBM Portable Personal Computer 5155, computador portátil que pesava 15 quilos. E após as notícias de hoje: ganhe 1.000 reais (em dinheiro) indicando profissionais de TI para trabalhar em Portugal e um novo curso avançado de CSS (com acesso vitalício e certificado).
Google pede que funcionários dediquem de duas a quatro horas por dia ao Bard, concorrente do ChatGPT: o processo de “dogfooding” – quando funcionários de uma empresa testam seus produtos internamente, como se fossem usuários finais – irá coletar informações sobre qualidade, segurança e fundamentação das respostas geradas pelo sistema. As informações são do site Business Insider.
Nova atualização no GitHub Copilot oferece sugestões mais rápidas e coerentes: outra novidade é o bloqueio de sugestões inseguras, como credenciais e injeções de SQL. O GitHub Copilot já produz em média 46% do código escrito por desenvolvedores que usam a ferramenta – em Java, esse número salta para 61%. As informações são do site Bleeping Computer.
Governo desiste de Medida Provisória que exigiria a remoção de conteúdos na internet sem ordem judicial: a ideia agora é tentar convencer o Legislativo a implementar mudanças no Projeto de Lei 2630/20 (PL das Fake News) para incluir questões “emergenciais”. As informações são do site Convergência Digital.
Apple irá lançar seus óculos de realidade mista na WWDC, conferência anual de desenvolvedores, em junho deste ano: o lançamento do dispositivo tem sido adiado por problemas de hardware e software. Espera-se que o Apple Reality Pro – nome especulativo – custe em torno de 3 mil dólares. As informações são do site 9to5Mac.
Meta desenvolve modelo de linguagem que aprende sozinho a usar ferramentas externas, como mecanismos de busca, calculadoras e calendários: Toolformer decide por conta própria quais APIs usar para contornar as limitações presentes em outros sistemas, como a falta de conhecimento em aritmética, por exemplo. Seu desempenho é superior ao GPT-3, mesmo sendo baseado no GPT-J, um modelo com apenas 4% dos parâmetros. As informações são do site Ars Technica.
Geekbench 6 agora realiza testes para simular uso real de computadores e smartphones: a nova versão adiciona testes como simulação do efeito de filtros em aplicativos de videoconferência e detecção de objetos na biblioteca de fotos, mas aumenta em até 70% o tempo total de um benchmark. O utilitário continua gratuito para uso pessoal. As informações são do site The Verge.
Homebrew lança versão 4.0.0: a mudança mais significativa em relação a 3.6.0 é como o gerenciador de pacotes os mantém atualizados, por meio de arquivos JSON, tornando-o significativamente mais rápido, mas a equipe alerta para possíveis problemas com esse sistema dado sua novidade.
Fonte de referência:
Filipe Deschamps Newsletter <newsletter@filipedeschamps.com.br> |