O que é SCRUM?

O Scrum é um framework para quem deseja desenvolver, entregar e manter produtos e projetos complexos e que se adaptam com rapidez. O framework é leve, simples de entender, possui papéis, eventos e artefatos bem definidos, mas é difícil de dominar e exige prática para que todos os dias o time seja mais experiente em sua utilização.

O Scrum foi criado por Jeff Sutherland e Ken Schwaber no início dos anos 90, como forma de gerenciar o trabalho de desenvolvimento de tecnologia. Mas atualmente ele é utilizado em qualquer tipo de projeto ou produto com-plexo, mesmo sendo física a entrega final. O Scrum não é um método definitivo e também não define processos. Pelo contrário, você poderá utilizar vários processos e técnicas dentro do framework do Scrum conforme as necessidades da sua organização.

Valores SCRUM

Transparência

O processo deve estar visível e claro a todos para que compartilhem do mesmo entendimento de desenvolvimento e resultados. 

Inspeção

O progresso em direção à meta deve ser inspecionado diariamente.

Adaptação

Em um mundo de constante evolução, a adaptação ágil faz com que o produto esteja sempre à frente, atendendo as necessidades.

Backlog do Produto

O Backlog do Produto é uma lista com todos requisitos necessários para desenvolvimento o produto. Qualquer mudança, adaptação ou melhoria do produto deve estar nesta lista para que possa ser passada para o Time de Desenvolvimento. O responsável por este artefato é o Product Owner e somente ele pode inserir, retirar ou priorizar requisitos neste backlog. 

Pode se dizer que um backlog de produto nunca está completo pois a cada Sprint concluída verificam-se possíveis melhorias, adaptações e repriorização. Tudo no Scrum evolui.

O detalhamento dos requisitos deste backlog, conhecido como refinamento, é realizado pelo Product Owner, inserindo assim detalhes, estimativas e priorização a estes requisitos. Quanto mais ao topo da lista o requisito está, mais detalhado ele deve ser pois será assunto do Planejamento da próxima Sprint. 

Reunião de planejamento da Sprint

O Planejamento da Sprint tem duração máxima de 8 horas (para uma Sprint de 1 mês) e responde a duas perguntas essenciais: o que vamos executar na próxima e Sprint e como vamos executar.

Neste planejamento participa todo o Time, ou seja, o Product Owner, o Scrum Master e o Time de Desenvolvimento. Para agilidade e foco no planejamento da Sprint, o Product Owner leva para este evento o detalhamento que ele fez do backlog e a priorização da próxima sprint conforme estudos e análises das entregas anteriores.

O Time de Desenvolvimento avalia os itens, verifica a capacidade de execução dentro de uma Sprint e estima as entregas. Importante frisar que, no Scrum, só quem pode dar prazo da entrega é quem irá executá-la, ou seja, o Time de Desenvolvimento.

Daily Scrum

Diariamente o Time de Desenvolvimento se reúne para planejar o trabalho das próximas 24 horas com o objetivo de tomar rápidas decisões, reduzir os impedimentos, identificar gargalos e melhorar o nível de colaboração entre o time. 

É um evento de duração máxima de 15 minutos, realizada sempre no mesmo local e horário, não importa o tamanho definido para a Sprint. Este evento potencializa a colaboração entre o time e também inspeciona o andamento do trabalho.

Backlog da Sprint

O Backlog da Sprint é a seleção de itens do Backlog do Produto que serão entregues pelo Time de Desen-volvimento ao final da Sprint. O Time de Desenvolvimento é o responsável por este Backlog, tanto para um refinamento melhor, quanto para a priorização durante o dia a dia da Sprint.

E o que é Sprint?

Sprint é o que rege e dá a cadência central das entregas do Scrum. O time-boxed, ou seja, o tempo máximo para 
uma Sprint ocorrer regularmente é de um mês ou menos. Não há segredo, encerrando uma Sprint inicia-se imediatamente a próxima, dando sequência às entregas. 

Desenvolver as entregas em uma Sprint é como se seu produto tivesse mini-projetos com horizonte não maior que um mês, com suas metas bem definidas no planejamento desta Sprint.

Produto Final

O produto final de cada Sprint é um MVP, sigla para Mínimo Produto Viável, em inglês. É a versão mínima de um produto ou serviço, com as suas funcionalidades básicas, voltada para testes.