Serviço de VPN Mullvad e Projeto Tor lançam navegador web com foco em privacidade: o aplicativo, de código aberto, é desenvolvido pelos engenheiros do Tor, mas utiliza a rede VPN da Mullvad em vez da onion. Já está disponível para Windows, MacOS e Linux. As informações são do blog da Mullvad.
Cientistas alemães fazem descoberta com grande potencial para computação magnônica: a tecnologia – um campo emergente no estudo do magnetismo – poderia mudar o atual paradigma da arquitetura de computação, eliminando o gargalo de Von Neumann e permitindo enormes ganhos de eficiência energética com o processamento no mesmo local onde se armazena a memória – crucial para atender às demandas de big data e IAs. O estudo completo pode ser encontrado no site da revista Nature.
Famoso futurista Ray Kurzweil prevê imortalidade para humanos até 2045: a justificativa seria o crescimento exponencial nos campos da genética, nanotecnologia e robótica, tornando possível mapear o cérebro humano com uma resolução tão alta que seria possível imitá-lo com exatidão em IAs. As informações são do The Jerusalem Post.
Twitter publica parte de seu código-fonte no GitHub, incluindo algoritmo de recomendação: para Elon Musk, a ideia é tornar o desenvolvimento da rede social similar ao do Linux, permitindo transparência e descoberta de problemas. As informações são do site TechCrunch.
Google decide mudar modelo por trás da IA conversacional Bard: com 540 bilhões de parâmetros, o PaLM supera consideravelmente o atual LaMDA (137 bi), dando ao Bard capacidade para respostas mais diversas, mas utilizando um poder de processamento muito maior. As informações são do site Engadget.
Sem qualquer aviso, Google Drive impõe limite de 5 milhões de arquivos, inclusive para planos pagos: a decisão tem como objetivo evitar usos indevidos e riscos à estabilidade do sistema. O número de usuários afetados, no entanto, seria “extremamente pequeno”. As informações são do site Ars Technica.
Google adia mais uma vez a transição de extensões do Chrome para o Manifest V3: a nova API irá mudar a forma como bloqueadores de anúncios e filtros de conteúdo funcionam, mas permanece em estado incompleto, com mais de 2.600 bugs rastreados. As informações são do site The Register.