O Lean Canvas é uma ferramenta para quem quer planejar a ideia da sua startup de forma ágil e enxuta. O foco deste Canvas é a validação de hipóteses em cenários complexos e de mudanças rápidas, mas que precisam ser validadas cedo, antes que se perca tempo desenvolvendo algo que o mercado não deseje.
Como surgiu?
Vivemos em um momento incomparável de inovação. Isso nos dá a oportunidade de criar novos produtos, projetos, empresas e startups. O problema é que muitas vezes colocamos foco em construir um produto que os clientes não querem.
O Lean Canvas é uma ferramenta criada por Ash Maurya com base no Business Model Canvas. Nele, 4 dos 9 blocos originais foram substituídos para trabalhar aspectos de maior risco na criação de Startups.
O objetivo é auxiliar pessoas interessadas em desenvolver seus próprios negócios no ajuste necessário entre o produto e o mercado.
Como usar?
Primeiro, defina o projeto que você gostaria que se tornasse realidade. Um produto, um serviço, uma empresa, algo que deseje um dia executar.
Problema
Escreva os 3 principais problemas que você deseja resolver a partir da sua ideia. Este é o principal momento de avaliar o que realmente você quer solucionar e quais são as dores dos seus clientes.
Proposta de Valor
Defina a principal característica do seu produto e porque ele é único e terá valor . É o momento de resumir em que consiste seu produto ou seu serviço.
Solução
Para cada problema citado liste quais serão as soluções possíveis. Importante neste ponto focar nas principais soluções, aquelas que precisam ser feitas para o seu produto ou serviço ser colocado “na rua”.
Métricas-chave
Indique o que você vai medir além de receita e despesa. Que informações são importantes para o acompanhamento do seu projeto?
Canais
Liste quais serão os canais que você irá utilizar para se comunicar com seu cliente, sendo eles pagos ou gratuitos.
Estrutura de Custos
Faça a lista de todos os seus custos fixos e variáveis para operar a sua startup.
Fluxos de Receita
Você deverá responder como irá ganhar dinheiro com a sua startup. Algo muito importante, não? Determine o modelo de pagamento (assinatura, anúncio, freemium, pagamento por venda) e faça um pequeno fluxo de expectativas de receitas.
Vantagem Injusta
É o mais difícil do Lean Canvas. Nele você precisará dizer o que faz o seu produto ou serviço ter vantagem frente aos concorrentes. O que você faz, e como faz, que dificilmente será copiado.
Como construir a sua proposta de valor.
Pegue a frase:
“[1] proporciona [2] para [3] mesmo que [4] OU sem ter que [5] através de [6]”
E substitua os números por
[1] o que você vende, seu produto
[2] qual dor seu produto resolve e o que ele faz pelo cliente?
[3] seu cliente, seu público alvo
[4] objeção
[5] objeção excludente
[6] seu diferencial, aquilo que somente você entrega