O W3C
Consórcio que regulamenta os padrões para web
Quando Tim Berners-Lee criou a web, o HTML e tudo mais, decidiu que era bom que houvesse um órgão para regulamentar, criar e manter os padrões para web. Esse órgão não teria fins lucrativos. Logo deu-se o nome de W3C: World Wide Web Consortium.
O W3C é apoiado por várias empresas como a Microsoft, Samsung, Apple, Google, Mozilla e etc… Todas essas empresas ajudam o W3C com um valor anual, ajudando-o a manter suas pesquisas e até mesmo incluindo membros de suas equipes nos grupos de trabalho de cada padrão. Dessa forma há uma ajuda mútua, fazendo com que essas empresas tenham sistemas e dispositivos que suportem cada vez mais os padrões web. Veja a lista completa dos membros que apoiam o W3C aqui.
Deixando claro que o W3C não precisa ser o responsável pela criação de linguagens como o HTML. Você também pode criar uma linguagem e submeter para o W3C e para os Browsers sugerindo que faça parte dos padrões. Isso aconteceu com outras linguagens que se tornaram populares como o Javascript desenvolvido pelo Ecma e até o HTML5, que foi iniciado por um grupo de desenvolvedores chamado WhatWG.