Faaaala galeraaa! Foi dada a largada para o ano de 2022 e nós já começamos a todo vapor, com muito conteúdo técnico para você!
Já fazem alguns anos que sempre fazemos algumas previsões sobre o que vem por aí no ano seguinte… claro, como são previsões, algumas acertamos, outras nem tanto, mas vamos ao que interessa.
.NET ainda mais forte
Sim, o .NET vem ganhando força no mercado já fazem alguns anos. Com a abertura do seu código fonte, com suporte a múltiplas plataformas e com a facilidade que o Framework provê, o mesmo vem ganhando novos adeptos a cada ano.
O .NET chegará a versão 7 em Novembro deste ano, com novidades como AOT e ainda mais melhorias de performance. Contaremos todas as novidades aqui!
MAUI
E como fica o .NET MAUI, a evolução do Xamarin? Ontem tivemos o Preview 11 dele com diversas novidades que tornam ele ainda mais incrível.
O Commet, uma lib para você escrever seus Apps MAUI usando apenas C# (Assim como faz com Dart no Flutter) também recebeu atualizações e novos suportes.
Ainda assim só a estréia do MAUI poderá dizer se ele vai de fato concorrer com Flutter e React Native. O ecossistema .NET provê tudo o que precisamos, mas quem dita o topo da pirâmide ainda é a comunidade.
Blazor
O queridinho do momento vive uma boa fase. Com suporte a Server/Client, WASM e Desktop, enquanto o MAUI não dá o ar da graça, o Blazor é uma ótima opção para o modelo híbrido.
Lembrando que o MAUI suportará “embedar” componentes Blazor em seus Apps nativos e ainda fazer a comunicação entre eles .
Na última release, o Blazor WASM com suporte a AOT mostrou uma performance ANIQUILADORA, talvez nunca vista antes na Web!
E fora do mundo .NET?
“Ok ok ok Brito, sabemos que você ama .NET, mas e fora do mundo .NET, o que vem por ai em 2022?”
Bom, eu acompanho bastante tecnologia, gosto muito de algumas coisas que vejo e posso te dizer que este ano existem apostas bem altas em alguns itens.
Toda aposta é um risco, ou seja, se der certo você se dá muito bem, senão perde seu bem mais precioso, seu tempo.
Mas vamos ao que eu vejo estar no começo da ascenção e pode ser uma boa onda para surfar.
Web 3.0
Já estamos falando da Web 3.0, uma Web mais descentralizada onde os usuários tem um poder maior e as empresas tem uma centralização menor de informações.
Particularmente acredito que este é um sonho utópico. Acho que tudo se bagunça e se encaixa novamente, com a centralização em alguns pontos apenas.
Acho que passaremos por um período onde sairemos do Facebook por exemplo, mas daqui alguns anos estaremos nas mãos de outro gigante.
O ponto é aproveitar este momento e tentar chegar antes no próximo gigante.
PS:. Isto acontece em diversos setores, como recentemente tivemos na TV. Saímos da TV a cabo por que nos forçavam a assinar apenas para ver um canal e hoje temos diversos serviços de TV por internet que fazem a mesma coisa.
O mundo gira e tudo para no mesmo lugar, com apenas algumas singelas modificações.
Metaverso
Embora eu ache uma bobagem, há um investimento pesado das empresas sobre o assunto. Facebook, Microsoft e Apple são algumas delas.
A Apple inclusive reservou patente de óculos virtual e tudo! A Microsoft já tem o Hololens, um óculos de realidade aumentada que está no mercado há alguns anos.
Mas o que isto muda para nós? Se aderido, teremos muito mais oportunidades de negócios no mundo digital.
Frameworks para criação de jogos como o Unity (O mais famos do mundo dos games) usa C# como linguagem padrão. Então temos a faca e o queijo para começar uma nova jornada aqui!
Smart Contracts
Na onda da Web 3.0, os contratos inteligentes, negociados via Blockchain de pessoa para pessoa parecem uma ótima ideia de descentralização.
Podemos criar contratos para quaisquer serviços que desejarmos, armazenar estes contratos e cobrar por uso do mesmo.
Um contrato nada mais é do que uma API, então é uma ótima oportunidade para colocar todo conteúdo que aprendeu sobre APIs com a gente em prática.
NFTs
Non-Forgeable Tokens são a nova “moda”. Eles são a forma que temos de tornar algo digital único. Mas o que isto tem a ver com nós, devs?
Basicamente podemos tornar quaisquer assets digitais que criamos em algo único, seja uma imagem, um trecho de código, literalmente qualquer conjunto de bits.
Open Source vai mudar?
Esta semana tivemos um caso triste no mundo Open Source. O criador do Faker.js, um Mock para testes em JavaScript fez um desabafo nas redes sociais.
Ele tem trabalhado há anos no Faker e nunca (Ou quase nunca) recebeu por isto. No seu Tweet ele disse que teve um sinistro em seu apartamento e sequer tem máquina para trabalhar.
O fato é que o Open Source depende de empresas apoiando, e talvez uma transformação nessa visão que temos seja necessária.
Crypto
De novo? Sim!! Nunca falamos tanto em Cryptomoedas e nunca a mineração foi tão cobiçada.
Podemos esperar ainda mais pessoas investindo e trabalhando com cryptomoedas, este é o centro da descentralização que a Web 3.0 propôe.
Outras previsões e tecnologias
- React ainda no comando
- Flutter na briga pelo topo do Mobile
- Terraform, DevOps
- Turborepo