OpenAI decide não treinar GPT-5 “por algum tempo”, revela CEO: no momento, a empresa está trabalhando em recursos de segurança e adicionando novas funcionalidades ao GPT-4, esclareceu Sam Altman. As informações são do site The Verge.
Imagem gerada por IA inadvertidamente vence uma das competições de fotografia mais prestigiadas do mundo: Boris Eldagsen, que já recusou o prêmio, diz que sua participação no Sony World Photography Awards foi um experimento para provar que o mundo da arte não está preparado para essa nova tecnologia, sugerindo a necessidade de criar concursos específicos para imagens geradas por IA. As informações são do site PetaPixel.
Nick Bostrom, um dos principais filósofos em IA do mundo, afirma que chatbots podem exibir “vislumbres de autoconsciência”: mais do que apenas regurgitar textos, esses sistemas têm demonstrado sinais de criatividade, compreensão e raciocínio. É possível que, em breve, modelos de linguagem possam desenvolver uma concepção de si mesmos, persistente ao longo do tempo. As informações são do site Futurism.
Elon Musk funda X.AI, nova empresa com foco em IA: a informação vem após a compra de milhares de GPUs para um suposto projeto de IA generativa no Twitter. O capital inicial para a formação da empresa teria vindo de investidores da Tesla e SpaceX. As informações são do site The Verge.
Google estaria considerando “mudança radical” no mecanismo de busca, com lançamento previsto para maio: o sistema, de codinome Magi, implementará ferramentas baseadas em IA, como o chatbot Bard – de início, os novos recursos estarão disponíveis exclusivamente nos EUA. A liderança tecnológica do Google estaria tão ameaçada que a Samsung vem considerando utilizar o Bing como buscador padrão em seus dispositivos móveis. As informações são do site The Verge.
VCUB1, primeiro satélite de Observação da Terra e Coleta de Dados projetado no Brasil, é lançado: o objetivo da missão é validar arquitetura e software embarcado para uso em satélites de maior porte. O equipamento, desenvolvido pela Visiona – joint-venture entre Embraer e Telebras – configura um marco histórico para a indústria aeroespacial brasileira, com o domínio de todo o processo de desenvolvimento de satélites. As informações são do site Poder Aéreo.
Google lança atualização de emergência para corrigir vulnerabilidade zero-day de alta gravidade no Chrome: a falha CVE-2023-2033, presente em versões do navegador para desktop anteriores a 112.0.5615.121, permite executar código arbitrário por meio de páginas web maliciosas, sequestrando dispositivos. Recomenda-se atualizar imediatamente. As informações são do site The Register.