Fala Rapaziada, tudo certo?
Hoje o papo é muito diferenciado, como dizem por ai “oto patamar”, vim falar sobre os process templates padrão da ferramenta que são Basic, Agile, Scrum e CMMI.
Sempre que criamos um novo Team Project no Azure DevOps precisamos escolher um processo de trabalho (process template). Um process template define como Azure Board irá apresentar todas as informações de trabalho de um projeto através de Work Items. Por padrão o Azure DevOps oferece três modelos, sendo eles: Basic, Agile, Scrum e CMMI.
Process Templates
Na ferramenta o modelo Basic é o template mais leve, com menos artefatos. O Scrum é o segundo dentro desta hierarquia. o Agile suporta os principais recursos dos processos ágeis e com alguns artefatos a mais do que o Scrum. dentre todos o CMMI é o que fornece um suporte maior a processos formais, incluindo gestão de mudanças.
Basic
Escolha o template Basic quando o time do projeto optar por um modelo mais simples utilizando apenas:
Scrum
O template do Scrum disponibilizado no Azure DevOps suporta a metodologia conforme definições da Scrum.org . Equipes que praticam Scrum podem escolher este processo, pois ele apresenta recursos de gestão de Backlogs com work items do tipo Product Backlog Item (PBIs) e bugs através do Kanban, além de uma facilidade em quebrar os PBIs e os bugs através do quadro de Tasks.
Agile
O uso do process template Agile no Azure DevOps é feito geralmente por equipes que utilizam métodos ágeis no geral incluindo o Scrum, neste modelo podemos acompanhar atividades de desenvolvimento e teste de maneira separada. Além disto este processo funciona muito bem se você quiser rastrear User Stories e (opcionalmente) bugs no quadro Kanban, e detalhar os mesmo através de bugs e tasks no quadro de tarefas com informações de estimativa original, trabalho restante e concluído. Este modelo é baseado nas definições da Agile Alliance.
CMMI
O template CMMI apresenta métodos para projetos mais formais que exigem uma estrutura em melhoria de processos e um registro nas decisões do projeto. Nele podemos rastrear requisitos, alterar solicitações, riscos e revisões, além de controlar formalmente todas as mudanças.
Conclusão
Um process template tem um papel fundamental na ferramenta, são eles que definem os tipos de Work Items (WITs), ou como alguns dizem os “artefatos” de um projeto, e é somente através deles que podemos planejar e acompanhar todo o trabalho desenvolvido para um projeto. Por padrão o Azure DevOps oferece quatro modelos, sendo eles: Basic, Agile, Scrum e CMMI.
Escolha o template Basic quando o time do projeto optar por um modelo mais simples utilizando apenas Issues, Tasks e Epics.
O template do Scrum disponibilizado no Azure DevOps suporta a metodologia conforme definições da Scrum.org.
O uso do process template Agile no Azure DevOps é feito geralmente por equipes que utilizam métodos ágeis que é baseado nas definições da Agile Alliance.
O template CMMI apresenta métodos para projetos mais formais.