Fala rapaziada Brito na área, hoje vamos falar sobre a precificação 🤑 e licenciamento 🔑para utilizamos o nosso Azure DevOps em nossa Organização.

Para este assunto nada melhor que a documentação da própria Microsoft, vou deixar o link aqui para depois vocês conferirem.

Licenças por usuários

Basicamente o Azure DevOps é composto por 3 tipos de licenças, então vamos acessar o Azure para vocês entenderem melhor:

Organization Settins > Users > Add new Users

Veja que irá aparecer os tipos de licenças (Basic, Stakeholder, Visual Studio Subscriber):

Modelo de Licenciamento Básico

A princípio nos temos 5 usuário gratuitos, então os primeiros 5 usuários você não terá custos, a partir do sexto usuário você terá um custo de $6 dólares por usuários por mês utilizando o plano básico (os valores mencionados até a presente data deste post), eles terão acesso aos recursos a seguir:

Modelo de Licenciamento Básico + Plano de Teste

Caso você queira utilizar o Azure Test Plans você terá um custo de $52 dólares por usuário,  eles terão o mesmo acesso do modelo básico mais o Azure Test Plan. 

Modelo de Licenciamento Visual Studio Subscriber

Maaaaano do céu, muitas pessoas não sabem disso e acabam comprando por engano o modelo de licença Básico, se você já tem a licença do Visual Studio Enterprise ou Visual Studio Professional dentro da sua organização você não precisa pagar nada, basta você vai selecionar essa licença aqui “Visual Studio Subscriber” e não vai precisar pagar nada.

Então antes de você criar os usuário no Azure DevOps verifica com o seu time, com a equipe que faz a gestão dos softwares se você já tem a licença do Visual Studio ou Enterprise que você vai ter acesso e não terá custo a mais.

Modelo de Licenciamento Stakeholders

Não tem nenhum custo, porém ele é praticamento um usuário apenas para leitura ele não tem todas as funcionalidades que possui os demais planos.

Comparar funcionalidades

Confira a seguir um comparador de funcionalidades para cada produto e tipo de licenciamento:

Produto e funcionalidadesStakeholders (Gratuito)BásicoPlanos de Teste + BásicoSoftware livre
Azure Boards
Criar e editar itens de trabalho, incluindo bugs, requisitos e tarefasDisponívelDisponívelDisponívelDisponível
Pesquisar e consultar itens de trabalhoDisponívelDisponívelDisponívelDisponível
Exibir lista de pendências e quadrosDisponívelDisponívelDisponívelDisponível
Definir alertas e ser notificado sobre itens de trabalho alteradosDisponívelDisponívelDisponívelDisponível
Fornecer comentáriosDisponívelDisponívelDisponívelDisponível
Solicitar comentáriosNão disponívelDisponívelDisponívelDisponível
Ferramentas Agile (quadros Kanban, listas de pendências, planejamento de sprints, gerenciamento de portfólio)Não disponívelDisponívelDisponívelDisponível
Criar novas marcas de item de trabalhoNão disponívelDisponívelDisponívelDisponível
Planos de entregaNão disponívelDisponívelDisponívelDisponível
Azure Repos
Repositórios Git ilimitadosNão disponívelDisponívelDisponívelDisponível
Conecte-se ao seu código usando Xcode, Eclipse, InteliJ, Android Studio, Visual Studio, Visual Studio Code e muito maisNão disponívelDisponívelDisponívelDisponível
Controle de versão centralizado com o Controle de Versão do Team Foundation, incluindo a Revisão de CódigoNão disponívelDisponívelDisponívelDisponível
Pesquisa de código semântico avançadaNão disponívelDisponívelDisponívelDisponível
Azure Pipelines
Integração e implantação contínuaDisponívelDisponívelDisponívelDisponível
Aprove versõesDisponívelDisponívelDisponívelDisponível
Azure Artifacts
Armazene 2 GiB gratuitamente em artefatosDisponívelDisponívelDisponívelDisponível
Azure Test Plans
Teste exploratórioDisponívelDisponívelDisponívelDisponível
Criar e gerenciar Planos de TesteNão disponívelNão disponívelDisponívelDisponível
Execução de teste com base na Web do Test RunnerNão disponívelDisponívelDisponívelDisponível
Adicionar e executar testes do quadro KanbanNão disponívelDisponívelDisponívelDisponível
Outros recursos
Ver gráficos, widgets, painéis e wikisDisponívelDisponívelDisponívelDisponível
Criar gráficos, configurar widgets, configurar painéis e escrever wikisNão disponívelDisponívelDisponívelDisponível

Serviços Individuais

Temos dois pontos de atenção aqui.

Azure Pipelines

Azure pipelines ele é um agente que fica hospedado dentro da infraestrutura da Microsoft ou dentro da sua própria infraestrutura.

Se for dentro da estrutura da Microsoft eu vou ter um 1 agente gratuito, porém esse agente tem somente 1800 minutos de execução por mês, o que eu quero dizer com isso, pense na seguinte situação temos um pipeline que irá executar um build da sua solução e demora 5 minutos, cada vez que você executar o seu pipeline de build o seu agente vai executar por 5 minutos e isso será subtraido dos 1800 minutos total do seu plano.

Caso seu agente tenha ultrapassado o plano gratuito, você pode contratar um plano extra por um valor de $40 por agente, ai você terá minutos ilimitados, mas na maioria dos casos os 1800 minutos já é mais do que suficiente.

Para saber o quanto foi consumido você pode acessar o seu projeto no menu Project Settings > Pipelines > Parallel jobs.

Para projetos públicos esses minutos são ilimitados.

Azure Artefacts

O Azure Artefacts é o serviço que utilizamos para gerenciar nosso pacotes e com ele podemos compartilhar esses pacotes entre as aplicação as aplicações, por exemplo o nuget package, maven, npm.

Temos então um total de 2 GB gratuíto, a partir do 3 GB você terá um custo de 2$ por GB extra.


Dica do Brito

Solicite acesso ao Agente Hosted

O Azure Pipelines oferece Pipelines de CI / CD grátis aos clientes desde o início. Isso permite que as pessoas que estão experimentando o Azure DevOps usem quase todos os nossos recursos, incluindo agentes hospedados pela Microsoft, sem ter que nos pagar nada. Oferecemos 1.800 minutos grátis por mês em agentes hospedados para todos os projetos e 10 jobs paralelos para projetos open source.

A partir do mês de março de 2021, para obter os 1800 minutos gratuitos será necessário solicita-lo através do formulário abaixo. De acordo com o Blog do Azure DevOps, essa atitude foi tomada devido a má utilização dos agentes para mineração de criptomoedas. Sendo assim, caso você esteja criando sua conta agora no Azure DevOps, será necessário solicitar o agente.

Link para solicitar o agente – https://forms.office.com/pages/responsepage.aspx?id=v4j5cvGGr0GRqy180BHbR63mUWPlq7NEsFZhkyH8jChUMlM3QzdDMFZOMkVBWU5BWFM3SDI2QlRBSC4u

Change in Azure Pipelines Grant for Public Projects – https://devblogs.microsoft.com/devops/change-in-azure-pipelines-grant-for-public-projects/

Change in Azure Pipelines Grant for Private Projects – https://devblogs.microsoft.com/devops/change-in-azure-pipelines-grant-for-private-projects/

Fontes

https://azure.microsoft.com/pt-br/pricing/details/devops/azure-devops-services/