Curiosidade para o dia 21 de fevereiro: em 1986, era lançado o primeiro jogo da série The Legend of Zelda para o console NES, chamado de Nintendinho no Brasil. E após as notícias de hoje: comunidade de desenvolvedores remotos que ajuda empresas a escalonarem suas equipes (salário em dólar) e novidade em curso para aprender a criar apps para iPhone (último dia com preço especial).
Telegram ultrapassa Messenger e torna-se o segundo aplicativo de mensagens mais popular: enquanto a participação do Telegram é 31%, a do Messenger é de 21%. Em seu canal na plataforma, Pavel Durov observa que, embora o app continue atrás do WhatsApp (44%), essa lacuna tem diminuído anos após ano – de 46 pontos percentuais em 2018 para 13 pontos em 2022.
Microsoft estaria testando internamente nova versão do Teams, reescrita do zero: o aplicativo usará até 50% menos memória e sobrecarregará menos a CPU, trocando Electron por Edge WebView2 e React para interface de usuário. Espera-se uma prévia pública para março deste ano. As informações são do site The Verge.
Professor universitário inverte lógica e faz alunos corrigirem erros em redações escritas pelo ChatGPT: a publicação sobre o caso no Reddit atraiu muitos comentários positivos, com usuários parabenizando o professor por abraçar mudanças, ao mesmo tempo em que demonstra as limitações da tecnologia, avalia a compreensão dos alunos e incentiva o pensamento crítico.
Linux 6.2 adiciona suporte para chips M1 da Apple: grande parte do trabalho foi realizado pela equipe do Asahi Linux e da engenheira de software Alyssa Rosenzweig. Espera-se que a nova versão torne-se o kernel padrão do Ubuntu 23.04 e Fedora 38. As informações são do site ZDNet.
Chrome 110 começa a disponibilizar modos de otimização de memória e energia de forma geral para Windows, Mac e ChromeOS: o recurso Memory Saver desativa guias que não estão em uso para reduzir o uso de RAM em até 40%, enquanto o Energy Saver limita efeitos visuais de sites para aumentar a duração da bateria em notebooks. As informações são do site The Verge.
Microsoft planeja incorporar links pagos em respostas geradas pelo Bing Chat: por exemplo, ao perguntar “quais são os melhores hotéis do México?”, a IA poderá responder com base nas empresas anunciantes. A perspectiva é que anúncios no chatbot ganhem mais destaque em comparação com buscas tradicionais. As informações são da Reuters.
Correios confirmam vazamento de CPFs e telefones cadastrados em suas plataformas digitais: cerca de 5% da base de usuários foi acessada e, apesar de credenciais de acesso não terem sido comprometidas, é recomendado alterar senhas para mitigar ataques de engenharia social. As informações são do site Canaltech.
Fonte:
Filipe Deschamps Newsletter <newsletter@filipedeschamps.com.br> |