Notícias que chamaram a nossa atenção hoje:
Curiosidade para o dia 22 de maio: em 1973, Robert Metcalfe, na época engenheiro da Xerox, escrevia a proposta original para a rede de computadores Ethernet. E após as notícias de hoje: descubra se tem coragem de estudar (de graça) em uma das melhores escolas de engenharia de software do mundo e análise detalhada do maior tapa que Steve Jobs já deu num programador (1 milhão de visualizações em três meses).
Pesquisadores encontram três extensões maliciosas para o VSCode: ‘prettiest java’, ‘python-vscode’ e o tema ‘Darcula Dark’ habilitavam execução remota de código – todas já foram removidas pela Microsoft, mas estavam disponíveis por mais de um ano no marketplace. As informações são do blog da Check Point.
CTO da Amazon acredita que assistentes de código baseados em IA “mudarão a maneira como desenvolvedores trabalham”: para Werner Vogels, embora importante, escrever código é apenas uma parte do trabalho. Ele argumenta que o ganho de tempo será mais bem gasto em tarefas criativas como brainstorm com equipes de produto ou projetar designs de sistemas. As informações são do blog All Things Distributed.
PyPI precisou pausar cadastro de novos usuários e módulos devido ao alto volume de malware: a quantidade de usuários mal-intencionados e projetos maliciosos ultrapassou a capacidade de combate do registro. O bloqueio teve início na sexta-feira e terminou neste domingo. As informações são do site Python Infrastructure Status.
Autor de ficção científica escreve 97 livros com auxílio de IA em nove meses: Tim Boucher usou ChatGPT, Claude AI e Midjourney para inspiração, assistência nas histórias e criação das imagens na série ‘AI Lore’. Até o momento, foram vendidas apenas 574 cópias dos livros. As informações são do site The Register.
Vazam informações sobre nova rede social baseada no Instagram: o ‘Project 92’ é um clone do Twitter com o slogan “Instagram para seus pensamentos”. Nomes de usuário e seguidores serão compartilhados entre as duas plataformas e também será compatível com outras redes descentralizadas, como o Mastodon. As informações são do blog ICYMI by Lia Haberman.
Chrome agora detecta erros de digitação em URLs e sugere correções: o recurso facilita o acesso a sites visitados anteriormente e aumenta a acessibilidade para pessoas com dislexia. Já disponível na versão desktop, será lançado para dispositivos móveis nos próximos meses. As informações são do blog The Keyword.
Matrículas em Ciência da Computação mostram forte tendência de crescimento nos EUA: nos últimos cinco anos (até 2022), a alta foi de 34%, em contraste com outras áreas, como Literatura e História (-23% e -12%, respectivamente). Formações em Ciência da Computação e Dados são vistas como base para o desenvolvimento de IAs e outras tecnologias. As informações são do jornal The Washington Post.