Curiosidade para o dia 12 de abril: em 1981, a NASA lançava a primeira missão de um ônibus espacial (Columbia), exatos 20 anos depois da viagem do cosmonauta Yuri Gagarin ao espaço. E após as notícias de hoje: veja recomendação de livros para treinar programação exigidos em entrevistas de empredo.
WhatsApp agora permite realizar pagamentos a pequenas empresas por meio do aplicativo: o recurso, disponível inicialmente apenas no Brasil e anunciado pelo próprio Mark Zuckerberg, facilita a compra de alimentos, remédios e roupas, sem que as lojas precisem pagar taxas cobradas por apps como o iFood. Empresas interessadas devem vincular suas contas do WhatsApp Business a um parceiro de pagamento compatível. As informações são do site Tecnoblog.
Twitter compra 10 mil GPUs para projeto sigiloso em IA generativa: a intenção seria treinar um Modelo de Linguagem Grande (LLM, na sigla em inglês) com dados da própria rede social – no mês passado, dois engenheiros da DeepMind foram contratados pela empresa. As informações são do site Business Insider.
Desenvolvedor cria sistema capaz de autocorrigir bugs em aplicativos escritos em Python: o programa Wolverine utiliza GPT-4 para identificar todas as falhas e sugerir alterações em tempo real, explicando o que estava errado. O código está disponível no repositório “biobootloader/wolverine” no GitHub. As informações são do site Ars Technica.
Meta lançará IA para criação de anúncios ainda este ano, diz CTO: segundo Andrew Bosworth, a ferramenta incluirá um gerador de texto e imagem que poderá escrever anúncios personalizados para cada segmento da audiência do anunciante automaticamente. A tecnologia estará disponível para Facebook e Instagram até dezembro deste ano. As informações são do site Nikkei Asia.
Microsoft pretende alterar função do botão Print Screen para abrir nova ferramenta de capturas de tela no Windows 11: apesar de controversa, a mudança no botão PrtSc – presente em teclados há 18 anos – poderá ser revertida nos ajustes do sistema. A nova Ferramenta de Recorte adiciona mais recursos como capturas cronometradas e um gravador de tela. As informações são do site TechSpot.
OpenAI lança programa de bug bounty com recompensas de até 20 mil dólares: as falhas podem ser relatadas por meio da plataforma de segurança Bugcrowd. Jailbreaks no ChatGPT – fazer o sistema burlar filtros de segurança, comportando-se fora do esperado – não estão inclusos no escopo do programa. As informações são do site Bleeping Computer.
Proposta de lei sobre cibersegurança na Europa pode prejudicar desenvolvedores Python: sem isenções claras a repositórios de código aberto, desenvolvedores por trás de componentes escritos na linguagem poderão ser responsabilizados criminal e financeiramente por falhas de segurança, mesmo quando utilizados em softwares comerciais de terceiros. A Python Software Foundation alerta sobre a impossibilidade de continuar a oferecer a linguagem e o repositório PyPI na Europa caso a lei passe. As informações são do site The Register.