Curiosidade para o dia 13 de fevereiro: em 1980 era fundada a Apollo Computer, primeira fabricante de workstations para trabalho gráfico. E após as notícias de hoje: novo marketplace que conecta programadores interessados em trabalho remoto para empresas americanas (salários em dólar) e uma formação, do básico ao avançado, em C (com certificado).
Windows 11 é comparado a “spyware” por enviar enorme quantidade de dados de usuários para servidores de terceiros: além de se conectar ao MSN e Bing, o sistema compartilha informações com a Steam, McAfee, e diversas empresas de pesquisa e publicidade. A Microsoft se defende afirmando que tudo está especificado nos termos de uso do Windows e parte da telemetria pode ser desativada. As informações são do site Tom’s Hardware.
Vendas de CPUs com arquitetura x86 registram o maior declínio nos últimos 30 anos: em 2022, a queda foi de 21%. Apesar de a Intel continuar a dominar o mercado (70,4%), o destaque ficou com a AMD, que aumentou sua participação em 27%, para quase 30%. As informações são do site Tom’s Hardware.
Criador do C++ propõe mudanças para lidar com questões de segurança: Bjarne Stroustrup agora apoia alterações de segurança visíveis na própria linguagem, compiladores e bibliotecas – type safety seria uma primeira ideia – e não apenas em ferramentas específicas para essa tarefa. Stroustrup afirma que “o C++ pode fazer tudo o que Rust faz”. As informações são do site The New Stack.
Integração de grandes modelos de linguagem em buscadores exigirá poder de computação cinco vezes maior, gerando enormes emissões de carbono: o problema é o tempo de inferência, que será cada vez maior e mais frequente durante o processo de treinamento, por causa da necessidade de adição de novos parâmetros e informações obtidas da internet à medida que usuários usam esses sistemas. As informações são do site Wired.
Navegador Opera irá integrar ChatGPT para gerar resumos de páginas web: o “Shorten” faz parte dos planos da empresa de integrar ferramentas de IA e será disponibilizado em breve nas versões desktop e para dispositivos móveis. As informações são do site The Verge.
Funcionários do Google criticam CEO Sundar Pichai após lançamento desastrado da IA conversacional Bard – “apressado e mal feito” : o anúncio, feito “em pânico” após a integração do ChatGPT ao Bing, teria validado o atual receio do mercado com as perspectivas de longo prazo da empresa. As informações são da CNBC.
Desenvolvedor está reescrevendo todas as ferramentas do GNU Core Utilities em Rust: o objetivo do “uutils”, criado por Sylvestre Ledru, engenheiro senior na Mozilla, é criar um substituto completo do “coreutils” com suporte multi-plataforma e melhor desempenho. As informações são do site Phoronix.
Fonte de referência:
Filipe Deschamps Newsletter <newsletter@filipedeschamps.com.br> |