Konnichiwa!Na última sexta-feira, dia 23, foi comemorado o dia do lançamento do revolucionário Nintendo 64 no Japão. O console trouxe uma proposta diferente nos controles, como a inclusão de direcionais analógicos e gatilhos, além da grande surpresa do N64 de proporcionar ao gamer uma experiência real em 3D, com o carro chefe Super Mario 64. Ah! Você deve estar se perguntando o porquê do número 64, e nada mais é do que a unidade processadora de sessenta e quatro bits, o cérebro do videogame.
The Hack: Your Monday Build
“Ciberataque – Onda de fraudes na plataforma da Meta pode causar prejuízos de até £ 250 milhões às famílias britânicas”
Um verdadeiro tsunami de fraudes tem atingido as redes sociais da Meta, resultando em prejuízos financeiros que podem chegar a 250 milhões de libras para os britânicos somente em 2023. Consumidores, parlamentares e o setor bancário do Reino Unido estão pressionando a empresa de Zuckerberg para tomar medidas efetivas contra essas fraudes.
De acordo com uma pesquisa realizada pelo jornal britânico The Guardian, a cada sete minutos uma pessoa se torna vítima de uma fraude de compras no Facebook e Instagram. Um dos casos relatados na pesquisa envolveu um usuário que perdeu um total de 70 mil libras em um golpe de investimento, enquanto outras pessoas também revelaram ter perdido quantias significativas, embora menores, em fraudes de lojas online falsas anunciadas nas redes sociais.
Os golpes são tão frequentes que, de acordo com o TSB, um banco comercial e de varejo do Reino Unido, 80% de todos os casos tratados por eles em 2022 foram provenientes de sites e aplicativos da Meta, que dificultam o acesso aos canais de denúncia. Muitas vítimas afirmaram que é quase impossível denunciar os golpes à Meta e, quando o fazem, geralmente recebem apenas uma resposta automática, quando recebem alguma resposta.
Atualmente, está em tramitação no parlamento britânico um projeto de lei de segurança online que exigirá que as empresas de tecnologia e redes sociais removam os anúncios fraudulentos. Além disso, o governo está implementando novas medidas antifraude, incluindo a solicitação às empresas para facilitarem a denúncia de fraudes e permitirem que os bancos adiem pagamentos suspeitos. No entanto, ainda não existem medidas que responsabilizem as plataformas de tecnologia por compensar os clientes afetados por golpes.
Matt Hammerstein, CEO do Barclays, um banco multinacional britânico, ressalta a importância das empresas de tecnologia se unirem a essa luta para combater o tsunami de fraudes que se tornou o crime mais comum no Reino Unido, causando prejuízos bilionários à economia a cada ano.
Em resposta às críticas, a Meta parece usar mensagens automáticas para se posicionar. A empresa de Zuckerberg afirma que a fraude é um problema generalizado no setor, com os golpistas utilizando métodos cada vez mais sofisticados. Alegam que não querem que ninguém seja vítima e, por isso, possuem sistemas para bloquear golpes, como a exigência de autorização para anunciantes de serviços financeiros e campanhas de conscientização para os consumidores sobre como detectar comportamentos fraudulentos.