O que é Kanban?
O kanban é um cartão que organiza fluxos e a gestão de estoque no estilo “puxado”, ou seja, a etapa anterior não envia o item para a próxima etapa de produção e sim, aguarda para que a próxima etapa puxe o item, reduzindo desperdícios e acúmulo de produtos.
O kanban visa, na indústria, eliminar desperdícios no processo de produção analisando prazos perdidos com movimentação, espera, deslocamento e retrabalho, além de verificação de excesso de produção, estoques desnecessários e processos impróprios.
Como surgiu?
O kanban foi criado na década de 1940 por Taiichi Ohno para a Empresa Toyota, fabricante automotiva japonesa,
em um momento onde se buscava, para a produção de automóveis, a melhor visualização do trabalho, a maximização
da eficiência e, principalmente, a agilidade.
O kanban surgiu como parte do Sistema Toyota de Produção (TPS) onde o objetivo era, por meio da manufatura enxuta (lean manufacturing, ou lean), criar mais valor para os clientes sem gerar mais custos, mais desperdícios ou sacrificar a
produtividade da empresa.
A palavra japonesa kanban, quando traduzida para o português, significa “cartão” ou “sinalização”. Tudo a ver com a gestão visual possibilitada pelos cartões coloridos que identificam e sinalizam as tarefas e seus status.
Percebendo a produtividade criada pelo kanban, alguns principais players da indústria de tecnologia começaram a utilizá-lo
em suas empresas. Surgiu então o Método Kanban.
Por que usar?
Com o método Kanban você pode melhorar a visualização do fluxo de trabalho, limitar o trabalho em andamento visando o foco e entrega das tarefas pelo time, gerenciar e inspecionar o trabalho, eliminar com mais facilidade atividades que não geram valor ao cliente, simplificar o processo e realizar mudanças de prioridade com mais rapidez.
Como funciona?
Ele pode variar muito entre empresas, pois o método não restringe ou obriga a seguir uma forma única de projetá-lo. Mas ele depende fundamentalmente das etapas e entregas mapeadas e de como será usado pela equipe.
Ele também pode ser virtual, com o uso de ferramentas online como o Trello ou o Asana.
Ou físico, com colunas e cards desenhadas no papel ou na parede, e o uso de post-its para a inserção das tarefas.
Com o Quadro de Kanban definido e tarefas distribuídas em seus respectivos cards (Exemplo: À fazer, Em andamento, Em Análise, Feito) você deve realizar as tarefas de acordo com as prioridades estabelecidas.
E mover os cards indicando o andamento delas.
Cada tarefa segue um fluxo de trabalho que começa do lado esquerdo do quadro e termina do lado direito, quando ela for finalmente concluída.
Práticas Gerais do Kanban
Quais são os valores do Kanban?
- Transparência
Transparência nas atividades, processos e entregas, para gerar mais valor para a organização.
- Equilíbrio
Equilíbrio em processos, na divisão de habilidades e na comunicação, para gerar o engajamento necessário.
- Colaboração
Colaboração a cada melhoria incremental de processo, para gerar a melhoria das pessoas e do trabalho em equipe.
- Foco do cliente
Foco no cliente para entender o que ele espera e para gerar mais satisfação.
- Fluxo
Simplicidade na visualização do fluxo, para gerar consciência e valor sobre a entrega.
- Liderança
Em todos os níveis, liderança capaz de implementar soluções para melhorar todos os dias os fluxos.
- Compreensão
Compreensão para conhecer o ponto de partida e estágios de melhorias, para gerar adaptação ao método, constância na incrementalidade e fluidez na organização.
- Acordo
Acordo na utilização do método Kanban, para gerar compromisso.
- Respeito
Respeito, para gerar empatia e a valorização do outro.